Um grupo de gaijos faz uma jantarada de vez em quando. De que se fala no JOG?

sábado, novembro 18, 2006

Vila Utopia

Uma imagem do projecto do 1ºclassificado (Olga Carvalho e Marcelo Dantas). Descobri isto no http://a-significado.blogspot.com/ Fui ontem ver a exposição a Lisboa. 1. Silva, grande pinta, são os melhores painéis! (mesmo) O projecto já conhecia e acho muito bom, já te tinha dito. 2. O nível geral dos trabalhos não entusiasma muito e a maioria dos painéis são demasiadamente "divertidos e contemporâneos". 4. A pouca participação de alunos da FAUP é triste, só isso. Outras faculdades (nomeadamente privadas) concorrentes podem certamente ser criticadas por variadissimos factores entretanto discutidos, mas há que lhes reconhecer a capacidade para motivar alunos e o próprio empenho destes ao abdicarem de noites e fins-de-semana para participarem em massa como se viu neste concurso. 5. Aos "nossos" participantes, mais uma vez muitos parabéns. 6. Mostrem lá essa merda cá no blog! Grande abraço deste criticável que também não participou

3 comentários:

lc disse...

Sem conhecer devidamente o projecto (ainda não vi plantas, cortes, alçados, memória descritiva), parece-me que os misters implantaram um corpo estranho no terreno, que não se relaciona ou relaciona-se mal com os elementos circundantes. Só a imagem aqui do site, impressiona-me pela negativa em dois aspectos: o primeiro é relativo à relação do corpo branco superior com a base cinzenta e com o desnível de trás (muros de betão acho eu). Este corpo branco não se assume como um objecto independente que pousa nas suas bases ou nos desníveis, visto que possui diferentes cotas de contacto com os elementos que lhe serviriam de suporte, originando um corpo disforme que se adapta às circunstancias. Porquê que as bases cinzentas por baixo do corpo não possuem a mesma altura do desnível?

O segundo problema parece-me ser de escala. O objecto principal tem uma escala excessiva perante a sua base e também sobre o terreno, que lhe é adulterada com a variação altimétrica provocada pela adaptação aos muros de suporte lá de trás. O piso inferior de contacto com o terreno parece "esmagado", inabitável pela reduzida dimensão do pé direito (acredito que o pé direito não seja igual ao dos vãos). O objecto branco, com o desfasamento de escala com a base, ganha uma presença excessiva, que num complexo habitacional como este não me parece desejável.

Outra coisa...porquê a variação das cotas de cobertura, aquelas inflexões? Será para reduzirem o impacto da casa nas ruas? Serão "ligeiras" referências ao arquétipo da casa de duas águas?

Bem já escrevi um testamento só por causa de uma imagem. Obviamente isto é uma opinião pessoal incompleta sobre o projecto, mas de qualquer forma fica uma primeira impressão sobre o que vi.

Pedro coloca lá umas imagens do teu projecto para eu poder cascar nelas!

AM disse...

isto assim está muito melhor :)
tem piada porque hoje acordei a pensar neste concurso, em como é que eu faria o projecto... em como é que o meu projecto se poderia (e deveria?) "relacionar" com a "imagem-tipo" dos restantes objectos...
o comentário do lpscampos também avança por aí e penso que com inteira razão

AM disse...

De qualquer modo o projecto (e a julgar unicamente pelas duas imagens) tem um certo ar de familiaridade... de reconhecimento... de quem volta, a ver coisas já muito vistas.
Para "novas arquitecturas" por arquitectos novos parece ser uma desilusão...