Um grupo de gaijos faz uma jantarada de vez em quando. De que se fala no JOG?

terça-feira, novembro 21, 2006

Vila Utopia (considerações do juri)

Pedido "emprestado" aqui.

"Foram durante a avaliação feitos as seguintes observações acerca dos trabalhos premiados.

1º Prémio Trabalho identificado com o código 1052011 2º Prémio Menção Honrosa atribuída ao trabalho com o código 1151103

Ambos os trabalhos apresentam um carácter fortemente escultórico, enigmático, introvertido e assumidamente contemporâneo, capaz de numa só forma, contida, e compacta, integrar todas as soluções capazes de propor de modo integrado um conjunto de espaços do habitar perfeitamente ajustados às condicionantes e pressupostos identificados.

Estas formas contidas apresentavam para o lado da rotunda uma silhueta singular, com uma escala global capaz de estabelecer e regular relações com a envolvente próxima, nomeadamente a rotunda de acesso. O arq. Manuel Vicente referiu ainda que no caso do trabalho que veio a ser classificado em primeiro lugar poderia existir um excesso de subtileza que diminuiria até níveis imperceptíveis nos espaços interiores as consequências da escolha da forma do volume exterior, propondo que tal situação viesse a ser melhor maturada em fases posteriores.

O trabalho classificado em primeiro lugar apresenta uma distribuição espacial interior rica de relações diagonais consequência da opção por situar no centro da moradia uma sala pátio, de grande altura em torno da qual todo o programa se distribui, por vários níveis.

O trabalho classificado em segundo lugar apresenta uma divisão estratificada por pisos mais convencional, com dois espaços de distribuição central ligados entre si por escadas e também a um terraço na cobertura. Estes espaços, apesar de centrais, comunicam através de pátios recortados no volume global com os espaços exteriores, embora ainda de forma pouco afirmada. Neste trabalho as relações espaciais verticais/diagonais foram muito exploradas apenas no espaço da cozinha.

A maior compacidade do volume da moradia, a divisão proposta do lote em duas plataformas a cotas distintas permitiu no caso do trabalho classificado em primeiro lugar, a criação de um espaço exterior de jardim muito generoso nas suas dimensões, abrigado das vistas dos espaços exteriores e em contacto franco com os espaços principais de estar da moradia. No caso do trabalho classificado em segundo, a definição do espaço exterior parece menos articulada com a moradia, e algo residual nalguns momentos.

A opção do trabalho classificado em segundo lugar por um revestimento exterior em cortiça, embora interessante de um ponto de vista da cor, das texturas e mesmo ambiental apresenta uma série de questões de durabilidade, já comprovadas nalguns projectos construídos com o mesmo revestimento, que levantaram dúvidas ao júri. Além disso, a opção por um revestimento liso, branco à semelhança da maioria dos restantes projectos do empreendimento "Vila Utopia" parece ser mais consentânea com a necessidade de alguma maior uniformidade ao longo de todo o empreendimento e das vantagens que tal parece demonstrar para o conjunto.

3º Prémio Menção Honrosa atribuída ao trabalho com o código 0102079

Este trabalho apresenta uma investigação tipológica muito interessante na relação dos espaços convencionais do habitar entre si e entre si e o exterior. A proposta de criação de um espaço exterior, parcialmente coberto, no centro da moradia, no piso inferior, aberto para norte e para sul para a Rotunda propõe modos de habitar não convencionais mas efectivamente ricos no contacto com o exterior, e com o habitar no exterior.

A distribuição do programa, as características dos espaços do habitar e os espaços de circulação propostos apresentam um invulgar grau de apuro e sofisticação.

Pareceu menos conseguido, por menos consequente com o interesse que representa o habitar exterior, que esse espaço central não pudesse contactar o jardim, visto estar limitado a norte pelo desnível da rampa de acesso à garagem e a sul pela piscina. O espaço de jardim acabou por tal motivo por apresentar um carácter algo residual e desinteressante.

O volume total da casa, por conter no seu interior uma série de pátios e por apresentar aberturas sempre de grandes dimensões, apresenta uma escala superior ao dos restantes trabalhos seleccionados para os prémios, menos ajustada para as dimensões do lote e para a escala do conjunto do empreendimento "Vila Utopia"

4º Prémio Menção Honrosa atribuída ao trabalho com o código 0743869

No que diz respeito à relação com a envolvente próxima e sobretudo com a rotunda este trabalho apresenta parte das características dos trabalhos classificados em primeiro e segundo, apresentando uma silhueta/figura singular e forte para o lado sul.

A fragmentação do volume em dois corpos pareceu também ao júri de notar pois procura relações com o lote 41 do empreendimento "Vila Utopia", situado do lado oposto do arruamento de acesso.

A distribuição dos espaços interiores é, no essencial, feita em torno de um pátio voltado a sul, com grande eficácia, embora relativamente convencional.

O pátio voltado a sul, embora correctamente orientado do ponto de vista da exposição solar, reduz, por optar por essa orientação, a riqueza das relações possíveis da moradia com a sua envolvente, nomeadamente o restante empreendimento.

5º Prémio Menção Honrosa atribuída ao trabalho com o código 2360598

Este trabalho propõe a distribuição de todos os espaços do habitar em torno de um pátio longo e estreito, de proporções muito longas e voltado sensivelmente a poente, para o interior do restante empreendimento "Vila Utopia", numa relação diagonal rica e tensa com praticamente todos os restantes projectos, sobretudo os do centro do empreendimento.

A opção por localizar abaixo da cota de soleira o piso que contém todos os quartos resultou num volume exterior extenso com um só piso e com uma escala perfeitamente ajustada à envolvente, sobretudo ao restante empreendimento.

Esta opção resultou num conjunto de espaços abaixo da soleira voltados exclusivamente para um pátio estreito, tendo tal facto levantado algumas dúvidas ao júri.

O piso superior tem uma organização linear, simples mas rica de vistas longas e extensas, pontuado também por alguns atravessamentos visuais transversais entre as duas alas da moradia.

A construção proposta em betão à vista suscitou dúvidas, quer no que diz respeito a afabilidade de alguns dos espaços menores, quer no que diz respeito à homogeneidade e continuidade com o restante empreendimento.

O júri concluiu ainda que do seu ponto de vista o concurso tinha sido um sucesso até aí, encorajando desde já o promotor do Prémio "Vila Utopia" a organizar novas edições do prémio, e convidando outros promotores a seguirem o exemplo."

2 comentários:

corto disse...

isto faz me pensar no papel do juris no panorama geral da evolução da arquitectura portuguesa.. eles são responsáveis por "filtrar" as ideias mais jovens e aceitá las ou não como a direcção a seguir.. é uma grande responsabilidade, é bom q não haja atrasados mentais. Pelo q leio nâo sei se é bem o caso.

AM disse...

Esta acta (?) é reveladora do que se pretendia: MAIS DO MESMO!
O "reparo" ao "excesso de subtileza que diminuiria até níveis imperceptíveis nos espaços interiores as consequências da escolha da forma do volume exterior" é muito mauzinho... eu pelo menos gostei! :)