Um grupo de gaijos faz uma jantarada de vez em quando. De que se fala no JOG?

quinta-feira, novembro 30, 2006

Elbphilharmonie Hamburg

http://www.elbphilharmonie.de/

Tour Sans Fin

Tour Sans Fin, La Défense, Paris

Jean Nouvel, 1989-92

segunda-feira, novembro 27, 2006

Tour La Défense, Paris

Competition 2006

Winner: Morphosis, California

Looser: HdeM, Basel.. Entre outros.

sexta-feira, novembro 24, 2006

quinta-feira, novembro 23, 2006

Portista desde pequenino

Exma. Administração da F.C. Porto Futebol, SAD: Face a inúmeras notícias que têm sido veiculadas em diversos Órgãos de Comunicação Social, venho por este meio informar a Exma. Administração de que não pretendo representar o Atlético de Madrid. A minha vontade é manter-me no F.C. Porto. Ricardo Quaresma Porto, 23 de Novembro de 2006

New Vodafone Office in Portugal

Architects Pedro Guimaraes and Jose Barbosa, of the Barbosa & Guimaraes practice, have been selected to design Vodafone's new office building in Oporto. The two architects' design was selected though an Ideas Tender, to which 50 of Portugal's most respected architects were invited to contribute.

The selection panel for the 'Ideas Tender' was composed of Board members and representatives of Vodafone employees, and a Consultative Committee composed of three renowned Portuguese architects. In addition, the submitted designs were presented in advance to Oporto City Council, giving it the opportunity to offer its opinion - the winning design was included on the Council's shortlist.

The design responds to Vodafone's requirements, which are to create a building of major architectural quality both from the functional and aesthetic points of view, and that it should be regarded as one of the most striking buildings in Oporto.

The Vodafone Building will be constructed on two plots at the junction of Avenida da Boavista and Rua Correia de S?/p>

Vodafone's statement pointedly notes that the building will have an area of around 3,500 square metres "above ground" - which rather makes us wonder if it has very deep foundations and a secret base underground!

terça-feira, novembro 21, 2006

Novamente a Sueca

Começa a ser recorrente a referência a suecas neste blog...por isso cá vai mais uma!

Vila Utopia (considerações do juri)

Pedido "emprestado" aqui.

"Foram durante a avaliação feitos as seguintes observações acerca dos trabalhos premiados.

1º Prémio Trabalho identificado com o código 1052011 2º Prémio Menção Honrosa atribuída ao trabalho com o código 1151103

Ambos os trabalhos apresentam um carácter fortemente escultórico, enigmático, introvertido e assumidamente contemporâneo, capaz de numa só forma, contida, e compacta, integrar todas as soluções capazes de propor de modo integrado um conjunto de espaços do habitar perfeitamente ajustados às condicionantes e pressupostos identificados.

Estas formas contidas apresentavam para o lado da rotunda uma silhueta singular, com uma escala global capaz de estabelecer e regular relações com a envolvente próxima, nomeadamente a rotunda de acesso. O arq. Manuel Vicente referiu ainda que no caso do trabalho que veio a ser classificado em primeiro lugar poderia existir um excesso de subtileza que diminuiria até níveis imperceptíveis nos espaços interiores as consequências da escolha da forma do volume exterior, propondo que tal situação viesse a ser melhor maturada em fases posteriores.

O trabalho classificado em primeiro lugar apresenta uma distribuição espacial interior rica de relações diagonais consequência da opção por situar no centro da moradia uma sala pátio, de grande altura em torno da qual todo o programa se distribui, por vários níveis.

O trabalho classificado em segundo lugar apresenta uma divisão estratificada por pisos mais convencional, com dois espaços de distribuição central ligados entre si por escadas e também a um terraço na cobertura. Estes espaços, apesar de centrais, comunicam através de pátios recortados no volume global com os espaços exteriores, embora ainda de forma pouco afirmada. Neste trabalho as relações espaciais verticais/diagonais foram muito exploradas apenas no espaço da cozinha.

A maior compacidade do volume da moradia, a divisão proposta do lote em duas plataformas a cotas distintas permitiu no caso do trabalho classificado em primeiro lugar, a criação de um espaço exterior de jardim muito generoso nas suas dimensões, abrigado das vistas dos espaços exteriores e em contacto franco com os espaços principais de estar da moradia. No caso do trabalho classificado em segundo, a definição do espaço exterior parece menos articulada com a moradia, e algo residual nalguns momentos.

A opção do trabalho classificado em segundo lugar por um revestimento exterior em cortiça, embora interessante de um ponto de vista da cor, das texturas e mesmo ambiental apresenta uma série de questões de durabilidade, já comprovadas nalguns projectos construídos com o mesmo revestimento, que levantaram dúvidas ao júri. Além disso, a opção por um revestimento liso, branco à semelhança da maioria dos restantes projectos do empreendimento "Vila Utopia" parece ser mais consentânea com a necessidade de alguma maior uniformidade ao longo de todo o empreendimento e das vantagens que tal parece demonstrar para o conjunto.

3º Prémio Menção Honrosa atribuída ao trabalho com o código 0102079

Este trabalho apresenta uma investigação tipológica muito interessante na relação dos espaços convencionais do habitar entre si e entre si e o exterior. A proposta de criação de um espaço exterior, parcialmente coberto, no centro da moradia, no piso inferior, aberto para norte e para sul para a Rotunda propõe modos de habitar não convencionais mas efectivamente ricos no contacto com o exterior, e com o habitar no exterior.

A distribuição do programa, as características dos espaços do habitar e os espaços de circulação propostos apresentam um invulgar grau de apuro e sofisticação.

Pareceu menos conseguido, por menos consequente com o interesse que representa o habitar exterior, que esse espaço central não pudesse contactar o jardim, visto estar limitado a norte pelo desnível da rampa de acesso à garagem e a sul pela piscina. O espaço de jardim acabou por tal motivo por apresentar um carácter algo residual e desinteressante.

O volume total da casa, por conter no seu interior uma série de pátios e por apresentar aberturas sempre de grandes dimensões, apresenta uma escala superior ao dos restantes trabalhos seleccionados para os prémios, menos ajustada para as dimensões do lote e para a escala do conjunto do empreendimento "Vila Utopia"

4º Prémio Menção Honrosa atribuída ao trabalho com o código 0743869

No que diz respeito à relação com a envolvente próxima e sobretudo com a rotunda este trabalho apresenta parte das características dos trabalhos classificados em primeiro e segundo, apresentando uma silhueta/figura singular e forte para o lado sul.

A fragmentação do volume em dois corpos pareceu também ao júri de notar pois procura relações com o lote 41 do empreendimento "Vila Utopia", situado do lado oposto do arruamento de acesso.

A distribuição dos espaços interiores é, no essencial, feita em torno de um pátio voltado a sul, com grande eficácia, embora relativamente convencional.

O pátio voltado a sul, embora correctamente orientado do ponto de vista da exposição solar, reduz, por optar por essa orientação, a riqueza das relações possíveis da moradia com a sua envolvente, nomeadamente o restante empreendimento.

5º Prémio Menção Honrosa atribuída ao trabalho com o código 2360598

Este trabalho propõe a distribuição de todos os espaços do habitar em torno de um pátio longo e estreito, de proporções muito longas e voltado sensivelmente a poente, para o interior do restante empreendimento "Vila Utopia", numa relação diagonal rica e tensa com praticamente todos os restantes projectos, sobretudo os do centro do empreendimento.

A opção por localizar abaixo da cota de soleira o piso que contém todos os quartos resultou num volume exterior extenso com um só piso e com uma escala perfeitamente ajustada à envolvente, sobretudo ao restante empreendimento.

Esta opção resultou num conjunto de espaços abaixo da soleira voltados exclusivamente para um pátio estreito, tendo tal facto levantado algumas dúvidas ao júri.

O piso superior tem uma organização linear, simples mas rica de vistas longas e extensas, pontuado também por alguns atravessamentos visuais transversais entre as duas alas da moradia.

A construção proposta em betão à vista suscitou dúvidas, quer no que diz respeito a afabilidade de alguns dos espaços menores, quer no que diz respeito à homogeneidade e continuidade com o restante empreendimento.

O júri concluiu ainda que do seu ponto de vista o concurso tinha sido um sucesso até aí, encorajando desde já o promotor do Prémio "Vila Utopia" a organizar novas edições do prémio, e convidando outros promotores a seguirem o exemplo."

sábado, novembro 18, 2006

Vila Utopia

Uma imagem do projecto do 1ºclassificado (Olga Carvalho e Marcelo Dantas). Descobri isto no http://a-significado.blogspot.com/ Fui ontem ver a exposição a Lisboa. 1. Silva, grande pinta, são os melhores painéis! (mesmo) O projecto já conhecia e acho muito bom, já te tinha dito. 2. O nível geral dos trabalhos não entusiasma muito e a maioria dos painéis são demasiadamente "divertidos e contemporâneos". 4. A pouca participação de alunos da FAUP é triste, só isso. Outras faculdades (nomeadamente privadas) concorrentes podem certamente ser criticadas por variadissimos factores entretanto discutidos, mas há que lhes reconhecer a capacidade para motivar alunos e o próprio empenho destes ao abdicarem de noites e fins-de-semana para participarem em massa como se viu neste concurso. 5. Aos "nossos" participantes, mais uma vez muitos parabéns. 6. Mostrem lá essa merda cá no blog! Grande abraço deste criticável que também não participou

quinta-feira, novembro 16, 2006

Agora legos

Ainda Cagliari, os compinchas suiços que se resignaram ao segundo lugar. O que interessa é participar gaijos.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Vila Utopia

Polémicas à parte, publiquem lá (Pijama, Silver, Cadeco se frequentar este tasco) uma imagenzita dos vossos projectos. Parabéns a todos, especialmente ao Zé Silver.

Stormtrooper atropelado

terça-feira, novembro 14, 2006

LOL

http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=742126

segunda-feira, novembro 13, 2006

"MAIS" ?

Bruno Alves conta tudo sobre a sua afirmação no eixo da defesa do FC Porto

"Jesualdo Ferreira tornou-me um jogador mais inteligente"

cm
feet
inch

Note: 1 Inch = 2.54 cm, 1 Feet = 30.48 cm, 1 Feet = 12 Inch

This free script provided by
JavaScript Kit

sábado, novembro 11, 2006

Client E

emily strange's Details
Status:Married
Here for:Friends
Hometown:London
Body type:6' 0" / Slim / Slender
Ethnicity:White / Caucasian
Zodiac Sign:Aquarius
Smoke / Drink:No / Yes
Children:Someday
Education:College graduate
Occupation:Rhythm Section, Model, Architect

sexta-feira, novembro 10, 2006

Quem é que fodeu o layout do blog?

Gazprom-city competition

O direito de votar venha o diabo e escolha

"lost in translation"

hj pegava numa carabina e ia atras de todos os imbecis que alguma vez traduziram o título de um filme para português. são provavelmente responsáveis por algumas das maiores atrocidades que conheço e seria sem dúvida um alívio não existir ng para nos presentear com perólas da tradução como "little miss sunshine=uma família á beira de um ataque de nervos", tv por um lado se perceba a referência a almodovar pq o filme é de facto 'mto europeu' embora retracte a realidade americana, no entanto qcho q anda mto mais perto de um fellini ou mesmo kusturica. o tradutor português por excelência é mais inteligente que o tradutor comum. ele não se limita a traduzir, seria simplório demais, o bom tradutor avança como uma nova interpretação do filme escancarando uma nova linha de abordagem ao filme. o tradutor 'entra' no filme através do título e se pudesse, escarrapachava o final no proprio titulo. qdo tento percorrer alguns dos resultados que conheço nao consigo deixar de me maravilhar com a fertil imaginação q os produziu. wes anderson é uma vítima recorrente ("royal tenenbaums = uma comédia genial.", "the life aquatic with steve zissou=um peixe fore de água"). no primeiro o tema do filme é completamente desvirtuado, num filme sobre uma família disfuncional o tradutor resolve opinar sobre a qualidade da comédia, eu tenho a certeza que ele queria usar "uma família à beira de um ataque de nervos" mas como o filme do almodovar tinha saido ha pouco tempo foi proibido de o fazer, entao guardou o titulo. o wes anderson sentiu.se agredido e por isso resolveu q o próximo filme que faria seria 'user friendly' para o tradutor português: - vai-se chamar "the squid and the whale"!- o tradutor mal viu o filme decidiu que lhe ia chamar 'uma familia a beira de um ataque de nervos"... mas já foi tarde demais e além disso a cena final incluia uma baleia e uma lula.. nao tinha que enganar... existem ainda outros exemplos de outros realizadores como "adaptation=inadaptado" (detecto um certo sarcasmo por parte do tradutor, reparem como ele brinca com a antitese). se alguém não concordar comigo: todos os tradutores de títulos de filmes deviam ser abatidos a tiro agradeço objecções fundadas, se no entanto mais alguém me quiser acompanhar nesta missão, estão desde já abertas as inscrições. ps: existe um tradutor q nao merece ser morto, o gajo que traduziu "the termitator" para "o exterminador implacável" merece uma salva, a verdade é que se o filme se chamasse "o exterminador" (apenas) seria inevitável pensar que o filme era sobre um gaijo qq cuja função era matar ratos ou baratas. o 'implacável' atribui.lhe uma aura inconfundivelmente eighties. ps(2): "lost in translation=o amor é um lugar estranho"

quinta-feira, novembro 09, 2006

Cultura 2

No seguimento dos temas culturais e musicais das postas anteriores, recomendo estes dois cd's. Muito à base do revivalismo dos depress/glam anos eighty, o primeiro, completa muito bem o filme, e resulta numa exelente OST. Numa selecção mais variada, desde os 60's aos 00's (Cat Power, Black Sabbath, Lee Hazelwood, Sebastien Tellier) destacam-se os Cure que aparecem nos dois albuns. Este album explica as raízes e influências das sonoridades dos Air. É sempre bom saber o que ouvem as pessoas de cultura!

Daaaaaaaaaaaaaaaassssssssseeeeeeeeee...............

http://www.youtube.com/watch?v=3_1Y8UoLIu4

quarta-feira, novembro 08, 2006

UUUaaaaaaaaaaaUUUUUUUUUUUUU

Sem sombra de dúvida o melhor filme dos últimos tempos!

Cultura

Para estimular a discussão...

terça-feira, novembro 07, 2006

segunda-feira, novembro 06, 2006

A cultura é de esquerda?

Não podia estar mais de acordo com isto. Já agora uma pergunta para os arquitectos. A arquitectura é cultura?

domingo, novembro 05, 2006

Darkel

Enqunto esperamos pelo novo album dos Air eis que nos chega o trabalho a solo de Jean-Benoit Dunkel, a.k.a. Darkel. Confesso que ainda não ouvi com grande atenção o album mas este artista tem estatuto para entrada directa.. vamos a ver
porque ha coisas que nao acontecem por acaso!
"...sao estas merdas que me irritam!!!"