Um grupo de gaijos faz uma jantarada de vez em quando. De que se fala no JOG?

sábado, maio 06, 2006

Resistência

"...assim, creio ter sido um dos piores alunos do Politécnico de Milão. Quando, hoje, penso nas críticas que me faziam, vejo-as como os melhores elogios que nunca tinha recebido. O professor Sabbioni, por quem sentia um especial apreço, incitava-me a deixar de estudar arquitectura, dizendo-me que os meus desenhos pareciam os daqueles construtores rurais que assinavalam onde se deveria abrir uma janela, atirando uma pedra. Esta observação, que fazia rir os meus amigos, a mim deixava-me cheio de satisfação." Aldo Rossi, A Scientific Autobiography

7 comentários:

Pedro BC disse...

Se o Rossi tivesse estudado na FAUP, seria mesmo a quantidade de vezes que teria que repetir DesenhoI que o aconselharia a procurar a felicidade noutros sitios.

AM disse...

gostei :)
... mas hoje em dia os "humildes" estudantes de arquitectura pensam que são todos os maiores, ao publicarem e ao exporem projectos "académicos" em tudo quanto é sítio!

Anónimo disse...

Antonio Machado, concordo consigo, meu caro...
Pobres dos "humildes estudantes" que nos massacram com a sua menção honrosa em qualquer concurso e a passeiam por este pequeno cosmos arquitectónico.Irra...

Pedro BC disse...

Concordarei também, mas ambos concordarão que mais pobres serão os humildes estudantes que nem a hipotese de perderem essa "triste menção" tiveram, pois não concorreram.
Não sei porquê, mas parece-me o início de discussão que acabará no já (tristemente) clássico do "são sempre os mesmo que ganham", o que,para além de não ser verdade, e uma interpretação bastante triste e lusitana do mundo.
Humildes abraços
PBC

AM disse...

de qualquer modo a posta é mais sobre a "exigência" do "talento" para o desenho... mas o que é que é um "bom" desenho... de arquitectura? não será aquele que não tendo a pretensão de ser arte em si mesmo, "encaixilhável" e vendido na galeria, se "coloca" ao serviço das questões de projecto ou de obra que tenta resolver/inventar? é nesse sentido que vai a citação do RHF que postei no meu blog
eu já estou muito farto de tanto desenho (de arquitectura) artístico... com muita cor... muito pastel...
pastel, gosto, de bacalhau :)
até há aqui uma certa perversão... porque os desenhos do rossi vieram a ser muito "coisificados", transformados em "fetiches" de uma certa geração de arquitectos pós-marrecos... o que não deixa de ser uma graça (pós-moderna) adicional, para alguém a quem era sugerido "abandonar" a arquitectura, por não saber desenhar...
estas coisas são giras

Pedro BC disse...

Imitar os desenhos do Rossi é como imitar os edifícios de imigrantes. O professor dele é qur tinha razão.

lc disse...

Isto começa a ser um cliché, mas na realidade não interessa a qualidade compositiva e estéctica do desenho que tanto nos impõem (e com muita razão)na faculdade, mas sim a relação entre a ideia, o desejo ou a intenção com a sua materialização bidimensional. O mesmo se passa com as maquetes todas pipi, com carrinhos, pessoas e árvores realistas que acabam por ofuscar a pretensão do projecto. Isto não quer dizer que não se deva aprender desenho e maquetismo, antes pelo contrário o domínio das técnicas de representação facilita uma posterior materialização do pensamento, mas nunca se pode transformar no fim em si. Os computadores e todas as suas ferramentas e capacidades é que permitiram que os "humildes" estudantes se inchassem de orgulho e superioridade intelectual só porque conseguem fazer uns 3d's catitas, que apenas atraem o olhar e nada revelam sobre as verdadeiras intenções projectuais. Talvez o desenho tenha tb essa capacidade de atracção...

Imaginem se o Rossi tivesse desistido de arquitectura e tivesse ido para padeiro! Pães com colunatas e frontões estilizados.